quinta-feira, 31 de março de 2016

Legalização do aborto: Qual sua opinião?

Dentre tantas polêmicas que têm surgido e que temos presenciados debates, principalmente nas redes sociais, está a legalização do aborto.

Uma das coisas que tenho notado é que, independente de sua opinião e de que "lado" da história as pessoas estão, muitas delas não se limitam a dar suas opiniões, mas veem a necessidade de se agredirem e se desrespeitarem, transformando o que poderia ser um debate positivo em um verdadeiro ringue de lutas. De fato, muito triste isso.

Eu gostaria sinceramente de me posicionar, mas me sinto atualmente em uma situação na qual não consigo me convencer 100% de nenhum dos dois lados da moeda. Ambos os lados têm pontos de vista dos quais eu concordo e dos quais eu discordo.



Os que estão a favor

Os que defendem a legalização do aborto, dentre os inúmeros argumentos, citam que:

  • Mulheres que desejam a todo custo interromper uma gravidez, o farão de qualquer forma, independente disso ser ilegal ou não. A diferença é que, tornando-o legal, você reduziria bruscamente os riscos de vida dessas mulheres, já que na ilegalidade elas optariam por fazer isso em clínicas clandestinas, sem condições mínimas de higiene e sem profissionais devidamente preparados
Eu concordo com essa afirmação! De acordo com essa matéria do Bolsa de Mulher, abortos clandestinos são, de forma estimada, a quinta maior causa de morte de mulheres no Brasil. Certamente fazer esses mesmos abortos em clínicas apropriadas traria muito menos mortes por essa razão.

  • O fato do aborto ser legalizado não vai incentivar ninguém a abortar. Sendo assim, o número de abortos não vai aumentar.
Sim, verdade. Eu não ia começar a achar o aborto legal só porque agora pode. Vou continuar achando errado (me julguem, é minha opinião). Porém, eu acho que existe sim um pequeno efeito de "sentir-se ligeiramente menos preocupada ao fazer um sexo sem proteção porque ainda existe esse recurso". Claro que pouquíssimas pessoas achariam normal passar por um aborto como método contraceptivo, mas da mesma forma que você transa sem camisinha pensando "ah, tem a pílula do dia seguinte se acontecer qualquer coisa", pode ser que ocorra um efeito parecido tendo a possibilidade de fazer um aborto gratuito logo nos primeiros meses.

Isso pode não fazer sentido pra você, assim como não faz pra mim. Mas lembre-se que o mundo é feito de pessoas diferentes, de crenças e índoles diferentes.

  • A mulher tem o direito de decidir sobre o seu corpo.
Infelizmente, eu tenho que discordar 50% dessa afirmação. De fato, uma mulher deve ter o poder de decidir se quer uma outra pessoinha crescendo dentro dela. que irá mudar toda a sua vida e seu corpo pra sempre. Porém, existem outras maneiras de evitar a gravidez caso você decida que essa não é a hora de ter filhos.

Lógico que pode acontecer sem querer uma gravidez indesejada e a mulher ainda assim não querer o filho. Eu entendo completamente. Só acho que não podemos ignorar o fato de que essa decisão não está impactando somente o corpo da mulher, está impactando também aquela vida que está se formando ali. É simples de entender, independente de religião ou crença: se sua mãe tivesse interrompido a gravidez quando estava grávida de você, você não estaria nesse mundo. Então impactaria a sua vida, correto?


O post está ficando muito grande e eu gostaria de continuar debatendo isso, mas vou terminar esse assunto em outro momento. Leia mais sobre a posição de quem defende o aborto aqui.

Sei que muitos me julgarão pela minha opinião. Mas lembrem-se, por favor, que a minha intenção é gerar debates. Tenho a cabeça aberta e posso mudar completamente a minha opinião, então façamos isso de forma educada.

Até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário